quinta-feira, 17 de abril de 2014

Fotografia, ingredientes fundamentais

Retratos anônimos -  Hortolândia, Fotografia, 2014


Olhar....
Paixão Olhar...
Ousadia Paixão Olhar...


Não são os únicos, mas com certeza são indispensáveis. Quem vos fala não é alguém renomado e experiente na arte de fotografar, mas alguém que levanta de madrugada para ir ao trabalho, sai de casa atrasada e ainda assim volta para pegar a câmera porque não pode deixar passar uma lua se despedindo num céu já quase claro. 
A fotografia começa com admiração, e a admiração começa no olhar. O primeiro passo é olhar e se encantar extremamente com imagens que dezenas de outras pessoas também estão vendo, mas não dão importância. Depois essas imagens te tomam de uma maneira que você se sente obrigado a registrar, você quer eternizar aquilo, é uma obsessão, você pode passar dias pensando numa foto que gostaria de ter tirado e é ai que entra a paixão.
Mas ainda falta algo. Olhar e apaixonar-se somente, pode resultar numa espécie de amor platônico. É necessário agir, é necessário atrever-se, é necessário arriscar-se, é necessário ousar, afinal você nunca sabe se o seu clique, seu ângulo, sua respiração vão estar sintonizados com a câmera. Você pode não saber também se sua imagem estará de acordo com a legislação vigente, você também não terá certeza que sua foto encantará outras pessoas como te encantou, nem que você mesmo continuará a gostar dessa imagem nos próximos cinco minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário